Do Café da História: O que é Capitalismo?

Para conhecer o Café da Historia, clique aqui .

 

O Capitalismo é um sistema sócio-econômico, político e social adotado por vários países, onde possuem propriedades privadas do meio de produção, no qual os agentes econômicos, proprietários dos meios de produção, permitem que essa produção seja comercializada num mercado, onde as transações são de natureza monetária.

O Capitalismo se divide em quatro fases:

  • 1ª Fase – Pré – Capitalismo: Período da economia mercantil, em que a produção se destina a trocas e não apenas a uso imediato. Não se generalizou o trabalho assalariado; trabalhadores independentes que vendiam o produto do seu trabalho, mas não o seu trabalho.
  • 2ª Fase – Capitalismo Comercial: Apesar de predominar o produtor independente (artesão), generalizou -se o trabalho assalariado. A maior parte do lucro concentrava-se na mão dos comerciantes, não nas mãos dos produtores. Lucrava mais quem comprava e vendia mercadoria, não quem produzia.
  • 3ª Fase – Capitalismo Industrial: O trabalho assalariado se instala, em prejuízo dos artesãos, separando claramente os possuidores de meio de produção e o exército de trabalhadores.
  • 4ª Fase – Capitalismo Financeiro: Fase atual. O sistema bancário e grandes corporações financeiras tornam-se dominantes e passam a controlar as demais atividades.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s