Do Juntos Pela História: A Era do Jazz

Para conhecer o blog Juntos Pela História, clique aqui.

 

Foto: Getty Images

 

Uma década de prosperidade e liberdade, animado pelo som do jazz – bandas e o charme das melindrosas – e pelas mulheres moderna da época que freqüentavam os salãos e traduziam em seu comportamento e modo de vestir o espírito da também chamada Era do Jazz.

A sociedade dos anos 20, além da ópera ou do teatro, também freqüentavam os cinematográficos.

As mulheres copiavam as roupas e os trajes das atrizes famosas.

Livre do espartilho, usados até o final do século 19, a mulher começava a ter mais liberdade e já se permitia mostra as penas, o colo e usar maquiagem.

A silhueta dos anos 20 era tubular com o uso de vestidos mais curtos , leves e elegantes, em tecido de seda. Geralmente se usava esses vestidos com meias no tom bege, sugerindo pernas nuas.

A mulher sensual era aquela sem curvas, seios e quadris pequenos. A atenção estava toda voltada aos tornozelos. A década de 20 foi da estilista Coco Chanel com seus cortes retos, capas , blazers, cardegãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos.

Durante toda a década Chanel lançou uma nova moda após a outra, sempre com muito sucesso. Nos anos 20 um estilo art-déco, começou trazendo a arte construtivista, preocupada com a funcionalidade, além de lançamentos literários inovadores.

No Brasil em 1922 houve a chamada semana da Arte Moderna o que foi um grande acontecimento cultural do período que lançou as bases para a busca de uma forma de expressão tipicamente brasileira que começou a surgir nos anos 30.

Toda a euforia dos ” felizes anos 20″ acabou no dia 29 de outubro de 1929, quando a Bolsa de Valores de Nova York registrou a maior baixa de sua história. De um dia para o outro, os investidores perderam tudo, afetando toda a economia dos Estados Unidos, e conseqüentemente sentido no resto do Mundo.

Os anos seguintes ficaram conhecidos como a grande depressão, marcados por falências, desemprego e desespero.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s