Do Se Liga na História: A Nicarágua Sandinista

Para conhecer o blog Se Liga na História, clique aqui.

 

Augusto Cesár Sandino era considerado herói da Nicarágua, mas foi traído e assassinado por Anastácio Somoza Garcia. Desde então Somoza se tornou presidente por 20 anos mas foi assassinado e seus filhos tomaram seu lugar – um como presidente e outro como chefe da Guarda Nacional – com isso a família Somoza passou a controlar o país.

Carlos Fonseca e estudantes revoltados fundaram a FSLN (Frente Sandinista de Libertação Nacional) com o intuito de derrubar a ditadura dar inicio a um governo revolucionário que tinha como principais objetivos a reforma agrária, nacionalizar os bancos, expropriar o bens da familia Somoza entre outros.

Em 1967 metade da população era analfabeta (sendo que na área rural esse indice chegava a cerca de 75%), não tinha água encanada e nem eletricidade. Em 1972 ocorreu um terremoto que desestabilizou completamente o país e para piorar ainda mais a situação a ajuda financeira internacional foi desviada para a família Somoza, esse fato foi tão impactante que teve a intervenção de alguns padres dando inicio a Teologia da Libertação.

Após  o assassinato de Joaquim Chamorro os estudantes deflagraram uma greve geral, o governo respondeu com bombardeios aéreos que matou 5 mil pessoas, a revolução liderada pela FSLN continuou e em 1979 os guerrilheiros entraram em Manágua onde a população os recebeu dando total apoio fazendo a família Somoza fugir para Miami com isso o regime Sandinista começou e fez várias mudanças que beneficiaram muito a população.

EUA contrário ao governo sandinista de Daniel Ortega financiou opositores do governo ligados a Guarda Nacional para fazer sabotagens e atentados. Em 1987 os sandinistas estabeleceram acordo com os contra para por fim a guerra e reintegra a sociedade nicaraguense apostando no neoliberalismo, ou seja, a população mais carente voltou a passar necessidades. Em 1990 Daniel Ortega concorreu à reeleição contra Violeta Chamorro e como nenhum dos dois candidatos trazia beneficios a população Violeta venceu pondo fim a revolução Sandinista.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s