Do Seu History: Conheça os piores furacões da história

Para conhecer o Seu History, clique aqui.

 

 

O tufão Haiyan que varreu as Filipinas é certamente o mais forte e devastador fenômeno meteorológico do ano. Também chamado de Yolanda, seu saldo é devastador: de acordo com número oficiais, ao menos 2200 pessoas já morreram vítimas dos fortes ventos, que podem ter chegado a 275 km/h. Apesar dos número oficiais, outras entidades envolvidas nos resgates indicam que o saldo de mortos pode ser de 10 mil, com 9,5 milhões de pessoas afetadas.

Veja o vídeo com imagens impressionantes do Furacão Haiyan:

 

Não cabem dúvidas de que o nome Yolanda, assim como outros furacões, tufões e ciclones particularmente devastadores, será excluído da lista da Organização Meteorológica Mundial para batizar esses fenômenos climáticos. Desde o estabelecimento desta forma de nomenclatura destas terríveis tempestades, em 1980, os nomes dos piores eventos foram excluídos da lista.

Veja quais foram:

Furacão Andrew (1992): castigou a costa dos EUA e Bahamas, causando danos materiais que provocaram um prejuízo econômico de US$ 26 bilhões e a morte de 23 pessoas.

furacão-andrew-the-history-channel

Furacão Katrina (2005): aconteceu nos Estados Unidos, na costa da Luisiana, Mississípi e Alabama. Seus ventos alcançaram 240 km/h, causaram a retirada de 600 mil pessoas de suas casas e a morte de outras 1.833. Também provocou uma inundação generalizada da cidade de Nova Orleans por conta do transbordamento do lago Portchtrain.

furacão-katrina-the-history-channel

Ciclone Nargis (2008): foi formando no Oceano Índico e varreu a costa sul de Myanmar. Deixou ao menos 90 mil mortos e 56 mil desaparecidos.

 

Furacão Irene (2011): o ciclone tropical foi formado no Atlântico Norte e atingiu Porto Rico, provocando evacuações de cidades, mortes e perdas materiais milionárias.

 

 

Furacão Sandy (2012): teve origem no Mar do Caribe e atingiu Haiti, República Dominicana, Jamaica, Cuba, Bahamas, Bermudas, Estados Unidos e Canadá. Mais de 200 pessoas morreram. A devastação também resultou em uma perda econômica milionária. Houve inundação da cidade de Nova Iorque, que causou caos e pânico sem precedentes.

furacão-andrew-the-history-channel

 

Furacão, tufão ou ciclone?

De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, dos EUA, um tufão é o mesmo tipo de evento que um furacão e um ciclone. A diferença está apenas no nome recebido em cada região. As tempestades na área do Pacífico ocidental (que banha parte da Ásia), recebem o nome de tufão. No Oceano Atlântico Norte, Mar do Caribe, Golfo do México e Norte Oriental do Pacífico, o fenômeno é chamado de furacão. Já no Oceano Índico e no Pacífico Sul, a tempestade é chamada de ciclone.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s