Do Word Of History: A primeira lei referente a censura no Brasil

Para conhecer o blog Word Of History, clique aqui.

 

Imagem

 

 

A primeira lei de censura do Brasil surgiu durante a República Velha, um momento em que o governo do país contava com características militares. O decreto 85A foi criado com o objetivo de censurar a mídia e as artes.

Esse decreto é considerado a primeira lei de imprensa do país. A medida foi assinada em 1889 pelo marechal Manoel Deodoro da Fonseca, e determinava que se criasse no país uma comissão militar para julgar crimes de conspiração contra a República e seu governo.

Depois disso, Deodoro da Fonseca assinou outro decreto, o de número 295, em 1890, para punir todos os responsáveis por falsas notícias e boatos alarmantes dentro ou fora do país. Esses decretos oficializaram a censura nos primeiros meses de instalação do regime republicano brasileiro.

Pelo decreto de 23 de dezembro de 1889, o governo passou a ter uma junta militar que poderia processar e julgar tudo o que fosse considerado como abuso da manifestação do pensamento. O decreto 85A foi apelidado de decreto rolha.

Essa lei configurou a primeira censura à imprensa desde o Primeiro Reinado de D. Pedro I. A revogação do decreto 85A aconteceu em 22 de novembro de 1890.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s