Memorial da América Latina

Pausa Para História

Escultura "Grande Flor Tropical" Escultura “Grande Flor Tropical” Auditório Simon Bolívar Auditório Simon Bolívar O Salão de Atos e a "Mão" com o mapa da América Latina, na Praça Cívica do Memorial. O Salão de Atos e a “Mão” com o mapa da América Latina, na Praça Cívica do Memorial.

   O Memorial foi inaugurado em 1989 e projetado por Oscar Niemeyer. O Memorial tinha como objetivo estreitar as relações políticas, econômicas, sociais e culturais do Brasil com os outros países da América Latina, em uma época que ocorriam várias divergências de interesse entre os países.

   Inicialmente, o Instituto Latino-Americano possuía uma biblioteca com cerca de dez mil itens, além de materiais áudio-visuais relacionados à cultura latino-americana.

   O projeto cultural foi elaborado pelo antropólogo Darcy Ribeiro que viveu em vários países da América Latina. Sua ideia principal era construir um centro cultural em que as manifestações artísticas e científicas pudessem ter espaço. Em outras palavras, “Os brasileiros precisavam redescobrir a América. É preciso lembrar quem somos a nós mesmos”, Darcy Ribeiro,e, em seus primeiros…

Ver o post original 84 mais palavras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s