Do OperaMundi: Primeiro Debate pós-Iowa

Os pré-candidatos à Presidência dos EUA pelo Partido Democrata, Hillary Clinton e Bernie Sanders, participaram na noite desta quinta-feira (04/02) do primeiro debate do partido após a convenção partidária em Iowa, na última segunda-feira. Um dos principais pontos discutidos pelos dois presidenciáveis ao longo do debate foi quem merece ser visto como o candidato mais “progressista” do partido.

Sanders citou uma fala de Hillary em um evento de campanha em setembro, no qual a ex-secretária de Estado se disse “culpada” por ser moderada. “Eu não a parafraseei, é o que ela disse. Tudo o que eu disse foi que não há nada errado em ser moderado”, disse Sanders, senador por Vermont.

“Sendo você o autoproclamado porteiro para o progressismo, não conheço mais ninguém que se encaixe nessa definição, mas conheço vários progressistas que trabalham muito duro”, afirmou Clinton.

No debate, Hillary se classificou como uma “progressista que faz as coisas”, o que é visto por parte dos analistas como uma estratégia para atrair eleitores favoráveis a Sanders, que se identifica como um “socialista democrata”. Sanders voltou a dizer que Hillary faz parte do “establishment” político, em parceria com o mercado financeiro, em que destacou o setor farmacêutico.

A campanha de Hillary reúne doações milionárias de empresas e empresários ligados a Wall Street. No debate desta quinta-feira, ela afirmou que as contribuições financeiras não têm impacto na sua campanha.

“Wall Street é uma entidade com um poder econômico e político inacreditável. Isso é um fato”, afirmou o senador. Sanders recusa doações de empresas e em valor maior ao de aproximadamente dois salários mínimos dos EUA. Em um discurso nesta semana, ele afirmou que o valor médio das doações para sua campanha é de US$ 27 (aproximadamente R$ 105).

Os dois voltam a se enfrentar nas urnas na próxima terça-feira (09/02), no Estado de New Hampshire, onde Sanders lidera as pesquisas de intenção de voto. Em Iowa, Hillary saiu vencedora por uma margem de apenas 0,2%, o que foi comemorado pela campanha do senador.HillarySandersFonte da imagem: Reprodução/Facebook.

 

Fonte: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/43138/no+primeiro+debate+pos-iowa+hillary+e+sanders+disputam+rotulo+de+progressista.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s