10 Inventos de Guerra

1. Jipe
O exército norte-americano deu as especificações para a confecção do veículo. Ao mesmo tempo leve e resistente, foi desenvolvido para ficar abaixo da linha de artilharia na Segunda Guerra Mundial.

2. Internet
A corrida espacial e a Guerra Fria entre EUA e a União Soviética foram as principais motivações para a criação da rede mundial de computadores.

3. Sonar
O aparelho que emite ondas ultra-sônicas capazes de localizar objetos na água foi utilizado largamente na Primeira Guerra Mundial para detectar submarinos em combate.

4. Micro-ondas
Foi durante as pesquisas de melhoria nos sistemas de radares da Segunda Guerra Mundial que se descobriu a capacidade das micro-ondas de produzir calor.

5. Fibras sintéticas
Foram usadas para a produção de tendas, cordas e paraquedas utilizados nos campos de batalha, principalmente por sua resistência e maleabilidade.

6. Microfilme
Renée Drago criou a película em 1857, durante a guerra franco-prussiana.

7. Tanque de guerra
Guido de Vigevano foi o primeiro construtor de um carro de batalha blindado, na França, em 1335. O carro, puxado a cavalo, era revestido de chapas de ferro, em cujas laterais haviam sido abertos pequenos buracos para a colocação das espingardas. Mas o tanque de guerra moderno, com suas lagartas e sua blindagem pesada, surgiu como uma arma secreta dos ingleses durante a Primeira Guerra Mundial. O projeto, de 1915, foi de William Tritton e W.G. Wilson. Ao andar, ele sacudia tão violentamente que os soldados eram obrigados a usar roupas com estofamentos. Sua primeira aparição em batalha foi em 1917. Os tanques foram assim chamados porque os primeiros enviados para a França apresentavam a etiqueta “tanque de água” em suas embalagens, por motivo de segurança.

8. Lenço de papel
Devido à falta de algodão no mercado durante a Primeira Guerra Mundial, a fabricante de papel Kimberly-Clark criou o substituto cellucotton. O produto macio e absorvente foi bastante usado como filtro para máscaras de gás e em hospitais e pronto-socorros dos Estados Unidos e da Europa. Com o fim da guerra e da escassez do algodão, a Kimberly-Clark buscou novas maneiras de vender sua criação. Em 1929, lançaram os lenços de papel Kleenex com a caixa pop up (ao puxar uma folha, parte da próxima sai da caixa).

9. Absorvente feminino
Durante a Primeira Guerra Mundial, surgiram as toalhinhas higiênicas, faixas de tecido atoalhado que, depois de utilizadas pelas mulheres em período menstrual, eram lavadas. Antes disso, a proteção menstrual era uma faixa de algum material macio e absorvente preso por cordões e cintas.

10. Detergente
O detergente foi inventado durante a Primeira Guerra Mundial. O bloqueio dos aliados cortou o suprimento de gorduras naturais, utilizadas para produzir lubrificantes. As gorduras de sabão foram substituídas e o produto tornou-se um artigo raro na Alemanha. Os químicos alemães H. Gunther e M. Hetzer lançaram em 1916 um detergente com fins comerciais, o Nekal, que, acreditavam, seria usado apenas nos tempos de guerra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s