A crise de 1929 e o New Deal

A grande marca do governo norte americano, até os dias de hoje, é a chamada crise de 1929. Qualquer país capitalista teria medo de passar por algo deste nível, uma crise renomeada como crise da super produção, onde se produzia além do que se era consumido.

Mas como todo bom norte americano, a esperança sempre será a ultima a abandona-los. Quando Franklin Roosevelt assumiu o governo dos Estados Unidos, este, através de um governo intervencionista, e grandes obras públicas, que consequentemente estimularam o emprego, e com isso a continuidade do consumo, estagnado pela crise! Este grande feito levou o nome de NEW DEAL.Este grande feito americano alavancou a economia estadunidense novamente.

Levando em conta tais fatos, e ao que já sabemos sobre o assunto, a recomendação de hoje é de um documentário:

 Capitalism: A Love Story

“É um documentário estadunidense de 2009, dirigido e escrito por Michael Moore. Estreou na 66a Edição do Festival de Veneza em 6 de setembro de 2009 no circuito da competição oficial pelo Leão de Ouro. O filme se centra na crise financeira global de 2007–2009, na transição do governo de George W. Bush para Barack Obama e no pacote de estímulo à economia sancionado pelo último.” (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

OneSheet (Page 1)

Este trás a questão de qual o preço que os EUA pagam pelo seu amor ao capitalismo, lembrando-se que o capitalismo, como todo sistema, tem falhas, e está destinado a quebrar para ressurgir de outra forma, ou sempre estar se auto inovando.

Moore mostra exatamente isso, ele nos leva para dentro da casa de famílias que perdem seus empregos, casas, poupanças, para o grande sonho americano, que acaba se tornando um pesadelo.

Este filme nos faz pensar nas saidas encontradas para a crise, quando o New Deal “foi um apelo aos americanos para de uma forma solidária superarem a crise” o “Estado social surgiu como resposta à Grande Depressão” (como diz o cineasta António), ao adotar medidas como a criação de subsídios para a população pobre e o estabelecimento do salário mínimo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s