Primavera dos Povos

A emergência dos nacionalismos na Europa, no século XIX, é indissociável da ascensão do capitalismo e da burguesia e do declínio da aristocracia. A Primavera dos Povos representou o triunfo da cidadania relacionada ao Estado e não mais a figura do rei. Chamam de Primavera dos Povos, movimentos revolucionários em várias cidades europeias, iniciados pelas massas populares, cada uma com seus problemas específicos. Tais movimentos tiveram o apoio dos socialistas e foram agravadas pelas aspirações dos republicanos, dos partidários de monarquias constitucionais e dos “patriotas” defensores da unificação, todos contra antiga aristocracia e o poder indiscriminado dos reis. A Primavera dos Povos mudou o perfil político do mundo europeu.

IRRUPÇÃO DO NACIONALISMO

O nacionalismo despontava como o grande aglutinador de forças. Na França, o ideal serviu para que classes populares reivindicassem o direito ao voto. Nos movimentos de unificação da Itália e da Alemanha, lutava-se também por cidadania (direitos civis e direitos políticos). Por essa razão, as revoluções que ocorreram em diversas partes da Europa acabaram batizadas de Primavera dos Povos.

Longo caminho percorrido, muitas insurreições realizadas. As revoluções de 1848 foram determinantes para que as monarquias ainda absolutistas se tornassem constitucionais ou acabassem substituídas por regimes republicanos. Colaboraram também para preparar o caminho para unificação nacionais e o surgimento de novos Estados, redesenhando o mapa político europeu. Mais do que isso : serviram para afastar a Igreja Católica dos governos, introduzir o proletariado como grupo a ser considerado na participação política e abrir caminho para o voto universal.

Primavera dos Povos 1848

Fonte: Livro História 2 – Ronaldo Vainfas 🔹 Sheila de Castro Faria 🔹Jorge Ferreira 🔹 Georgina dos Santos

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s