SEGREDOS E CURIOSIDADES SOBRE BRASÍLIA

  1. Brasília, que faz em Abril 57 anos, demorou mais de 100 anos para ser construída. A ideia começou com Marquês de Pombal antes mesmo da chegada da Família Real em 1808. A ideia de interiorizar o país se dava por conta de proteger a família real de ataques marítimos.
  2. Vencedor do concurso, o arquiteto Lúcio Costa não tinha registro de arquiteto, de acordo com Milton Teixeira: “Ele só foi ganhar um Crea honorário em 1985 pela obra que teve”.
  3. O planejamento original de Brasília previa que em 2000 haveria lá uma população de 500 mil pessoas. Naquele ano, o número já havia chegado a mais de quatro vezes essa quantidade.
  4. Apesar de a planta da cidade ser quase sempre comparada ao desenho de um avião, para o seu planejador, Lúcio Costa, ela teria um significado diferente: “Ela nasceu do gesto de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o sinal da cruz.” Brasilia_-_Plan.JPG
  5. Brasília abriga hoje mais de 2,6 milhões de habitantes e carrega o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Além de seu valor cultural inestimável, a cidade também custou caro para os cofres públicos brasileiros. Estima-se que custou  Cr$ 125 bilhões (cruzeiro), o que equivalia a aproximadamente 1,62% do Produto Interno Bruto (PIB) da época.
    Se Brasília saísse do papel ao concreto hoje, este valor seria em torno de R$ 52,7 bilhões, o que corresponde a 1,59% do PIB brasileiro. Provavelmente não teria o apoio da população se construída atualmente.
  6. O plano da cidade de Brasília, juntamente com Ouro Preto, Olinda e Rio de Janeiro, foi considerado pela UNESCO um patrimônio cultural da humanidade. Grande parte dos seus monumentos são assinados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Catedral Metropolitana

Confira abaixo um curto vídeo que resume quem foi Oscar Niemeyer e sua relação com Brasília:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s