O coronelismo

historiapracontarblog

Gerson Guimarães é um professor e compositor de Salvador que descreve a historia através de músicas, utilizando-a como uma ferramenta de aprendizado. “Revolução Francesa” e “Iluminismo” são algumas de suas composições conhecidas por seus alunos.

O coronelismo é outra música criada por Gerson e ilustra a politica coronelista, própria do meio rural e das pequenas cidades do interior, que floresceu durante a Primeira República – 1889-1930- que configura uma forma de mandonismo em que uma elite, controla os meios de produção, detendo o poder econômico, social e político local.

O Coronelismo

Gerson Guimarães

Na República das Oligarquias
Na política do café com leite
Entre são Paulo e Minas o poder se dividia
E o resto que aceite

E o coronelismo então foi
Tratando o homem feito boi
Era o voto de cabresto
Meu candidato é meu coronel quem diz
Meu padrinho, meu juiz
Meu delegado, meu prefeito

E o convênio…

Ver o post original 52 mais palavras

Deixe um comentário

