Shaw Brothers & O Cinema de Hong Kong

por Tomaz Maciel

Impulsionado pela morte do grande produtor de cinema Run Run Shaw, me vi obrigado a fazer esse tributo à produtora cantonesa Shaw Brothers e a tudo o que a mesma representa. Pra quem não sabe, o chinês Run Run Shaw foi um produtor cinematográfico que teve em seu currículo grandes filmes como “Blade Runner”, que revolucionou o cinema oriental fundando o estúdio  Shaw Brothers que produzia, em sua grande maioria, filmes de kung fu de baixo orçamento e com enredos fantasiosos.

Resultado de imagem para shaw brothers movies

Porém, a partir dessa fórmula digamos nada convencional surgiram clássicos como “Os Cinco Venenos de Shaolin” e o super trash “A Lenda dos 7 Vampiros”. Sendo o último produzido em conjunto com o estúdio inglês Hammer, famosos pelos filmes de Sherlock Holmes ou pelas películas do Drácula que foram protagonizados pelo grandioso Cristopher Lee, ator falecido no ano passado. Além de grandes filmes, grandes atores foram revelados pela Shaw como Bruce Lee e Jackie Chan.

Resultado de imagem para shaw brothers movies

Mesmo que a fórmula de filmes com armas feitas de papel alumínio funcionasse um dia, hoje não é bem assim. O estúdio cantonês não produz mais filmes desde 2009 tendo oficialmente fechado suas portas em 2011. Então assim encerando a minha pequena homenagem a Run Run Shaw deixo a baixo alguns dos grandes clássicos desse estúdio.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s